ARTE, CULTURA E AUTOCONHECIMENTO PARA MELHOR QUALIDADE DE VIDA
SOLICITAÇÃO DE PROFESSORES É IGNORADA PELA ATUAL GESTÃO
08/06/2021 13:49SOLICITAÇÃO DE PROFESSORES É IGNORADA PELA ATUAL GESTÃO.
UM DOCUMENTO FOI ENCAMINHADO PARA A GESTÃO MUNICIPAL E ATÉ O MOMENTO NÃO HOUVE QUALQUER RESPOSTA DA GESTÃO. CONFIRA AS REVINDICAÇÕES DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO DE SÃO SEBASTIÃO DO PASSÉ
- Adequação do tempo para atender as especificidades das aulas síncronas;
Comentário: O tempo cronológico de 50 minutos foi pensado e instituído para o ensino presencial e não para o ensino remoto. As condições físicas, sociais, emocionais, econômicas precisam ser levadas em conta para garantir acessibilidades e igualdade de direitos. Não se pode transferir estruturas de uma modalidade de ensino para outra, sem as devidas adequações.
- Agrupamento de turma com o propósito de otimizar o tempo da aula e dar autonomia ao professor na execução das aulas assíncronas, validada pela aplicação e correção de atividades remotas;
Comentário: Já é fato que a frequência de alunos e alunas nas aulas síncronas estão em média entre 40 a 50% do total de alunos da rede. O agrupamento de turmas das mesmas séries e turnos do ensino Fundamental anos finais potencializa otimizar a hora do professor e assim sobrar tempo para atender a grande demanda de alunos sem acesso à internet e equipamentos tecnológicos
- Intervalos entre as aulas síncronas para o remanejamento de links, planejamentos e organização da recepção dos alunos nas aulas on-line;
Comentário: Ao terminar uma aula síncrona o professor precisa de no mínimo alguns minutos para reorganizar, links, equipamentos, livro didático, conteúdos/séries, entre outros, exigindo agilidade e presteza para concluir uma aula e iniciar outra com respeito e tranquilidade para seus alunos e alunas. Além disso, o(a) professor(a) e os alunos e alunas precisam de um momento de intervalo para levantar-se como forma de prevenção contra doenças relacionadas a movimentos repetitivos, principalmente porque a categoria não possui assistência médica privada.
- Aquisição de pacote da Google com fins a institucionalizar o Google Classroom (sala de aula);
Comentário: O Google é uma empresa privada e não são os educadores que usam os serviços do Google sala de aula, capacidade de memória do e-mail e etc., quando se trata da utilização de pacotes de acesso para ministrar as aulas remotas. Cabe à Prefeitura Municipal de São Sebastião do Passé esse contrato. Os educadores e educadoras estão comprometendo o manuseio do e-mail privado, enquanto nem a escola, nem a SEDUC, assumem suas responsabilidades em relação aos sistemas operacionais de alimentação de dados da educação do município e nem enquanto veículo de acesso dos(das) estudantes.
- Curso de 120 horas para formação de professores para o ensino hibrido com inclusão automática ao termino do curso, a vantagens salariais por qualificação;
Comentário: o professor se capacita para si mesmo sim, mas quem usufrui desse conhecimento é o aluno e aluna da rede. Capacitar o professor deve ser a meta de qualquer gestor da educação comprometido com a qualidade do ensino e valorizar esses profissionais com os direitos e vantagens está assegurado por lei.
- Criação de Comissão de análise de documentação relacionada à carreira do magistério para iniciar o processo de reconhecimento e pagamento dos direitos e vantagens, negados nos últimos anos, visto que, toda documentação foi apresentada no cadastramento do servidor, no mês de janeiro de 2021.
Comentário: Visto que a Secretária Municipal de Educação alarga aos quatro cantos da cidade que a lei proíbe qualquer tipo de vantagem em 2021, que arrume a casa enquanto isso, pois é do conhecimento de todos que o banco de dados com informações profissionais do funcionalismo sempre foi precário, se é que existiu de fato, com registros de documentos perdidos a todos momento ao longo da história.
- Criação do Auxílio internet /energia para professores;
Comentário: Talvez a nossa solicitação parece uma revelação do pensamento micro. Talvez devamos solicitar internet livre em nossa cidade para todos e todas e não apenas internet para os cargos de confiança do governo.
- Aquisição de notebooks para os professores, compatíveis para atender às demandas do ensino remoto;
Comentário: Já sabemos, conforme informou a secretária de educação que teremos que nossos familiares terão que devolver os notebooks para o poder público caso venhamos morrer neste processo de pandemia, o que não é muito difícil. O que está em questão é que não precisamos do equipamento para nós, pois provamos que já temos, caso contrário a Seduc não teria desenvolvido esse projeto intempestivo de volta as aulas às nossas custas. O que solicitamos foi equipamento para fazer o trabalho que a gestão nos impõe.
- Para os alunos é necessário urgente: Auxilio alimentação e auxilio internet.
Comentário: fazer kit merenda é medíocre, é limitante, é constrangedor, diante de tudo que esses alunos estão vivendo em pandemia e com as demandas trazidas pelo retorno às aulas. Entendemos é necessário mobilizar os pais das crianças e jovens estudantes para instalar espaços de escutas democráticas.
- Aulas assíncronas precisam ser compreendidas como momentos de estudos do aluno mediados não em tempo real, pois assim se tornaria aula síncrona.
Comentário: vão estudar!
- Eleições já, para gestão escolar EM São Sebastião do Passé.
Comentário Qualquer tipo de justificativa para não fazer o processo legítimo e democrático deixa claro a forma tendenciosa de manipular e controlar a autonomia das unidades escolares de São Sebastião do Passé.
—————