ARTE, CULTURA E AUTOCONHECIMENTO PARA MELHOR QUALIDADE DE VIDA
LITERATURA EM SÃO SEBASTIÃO DO PASSÉ
23/03/2017 19:30
Por Cátia C.S.Garcez
Passé possui vários escritores dos mais diversos gêneros literários desde a prosa de Valdevino Paiva (in memória), à poesia da década de 70 de Leonor Lago e as poesias mais contemporâneas dos poetas Matheus Lago, Suely Nascimento entre outros.
No ano de 1996 Valdevino Neves Paiva(1934-2008) publicou o livro Maracangalha- torrão de açúcar Talhão de Massapê, um livro lindo de causos do povo de Maracangalha no cenário da usina de cana de açúcar. Valdevino Paiva era natural de Santo Amaro da Purificação, mas se dizia sebastianense devido ao amor que nutria pela cidade. Seu livro é fonte de pesquisa nas escolas municipais devido ao estilo de retratar nos causos o típico sebastianense trabalhador das usinas.
Em 1997 com a criação do Departamento de Cultura na Gestão do então prefeito José Valdomiro Pena, dois livros foram publicado com recursos do município: o Livro São Sebastião do Passé – 278 anos de História de Jardilina de Santana Oliveira (1926-2014) lançado na livraria Civilização Brasileira no antigo Shopping Iguatemi em Salvador e o Livro Coletânea de Poetas Sebastianense que foi publicado em 2001 com poesias de Cátia Garcez, Claudio Azevedo, Edilzio Santos, Edjande Souza, Genice Silva, Hélio Conceição, Cassiano Santos, Luis matos, Nato Souza, raul Sneto, Rita Gomes, Rodrigo Lima e Suely Nascimento. Dessa forma o prefeito Zezito Pena entra na história por fomentar a cultura e a primeira biografia que conta a história da cidade.
Em 2004 o Departamento de Cultura publica o livro Textos Dramáticos para o Teatro Amador de minha autoria com textos montados pelo movimento teatral da cidade durante os oito anos de mandato de Zezito.
Em 2006 os poetas Matheus lago, Jeferson Rios e Enedina Carvalho publicam o livro Constelação de Flores com capa do artista plástico Marcelino Filho.
Em 2009 a Editora da cidade Jornal do Povo publica o Livro Janelas da Alma – coletânea de Poetas Sebastianenses, com 55 poesias dos poetas e poetisas: Anne Suelen, Raul Sneto, Cátia Garcez, Gislane Silva, Suely nascimento, Rodrigo Lima, Nato Souza, Edilzio Santos, Emerson Câmara, Marcia Santos e Auristela Oliveira.
Em 2011 Padre Danilo Pinto publica Pouso dos Cristãos: Uma freguesia na Bahia Colonial, com a editora Vento Leste, contando a história da formação da paróquia católica e completa a obra de Jardilina Oliveira e a história da formação da cidade..
Em 2014, Cátia Garcez publica pela Editora Jornal do povo sua dissertação de mestrado: Rede de Grupos de Teatro Amador na Bahia Contemporânea que trás como parte iconográfica o teatro sebastianense.
Em 2016 foi publicado pela Escola Família Batista o livro Coletânea Literária- Nossos escritos, nossa história - 90 anos de emancipação. O livro de crônicas e poesias dos alunos com foco na história da cidade mostra um despertar para o pertencimento dos sebastianenses pela sua própria história. Ainda no mesmo a poetiza sebastianense Eva Dantas participa da publicação de poesia Confraria Poética Feminina com dez poesias.
—————