ARTE, CULTURA E AUTOCONHECIMENTO PARA MELHOR QUALIDADE DE VIDA


Festa de São Roque

08/08/2012 16:32

 

 
Novenário, palestras, alvorada festiva, missa solene e procissão fazem parte da programação dos festejos em louvor a São Roque, padroeiro do bairro de mesmo nome, em São Sebastião do Passé. As homenagens que tiveram início no último dia 7 de agosto (terça-feira), coordenadas pelo pároco local, padre Alex, vão até o dia 16, à tarde, quando acontece a missa de encerramento, na capela do bairro, presidida por Don Geraldo Majella, arcebispo-emérito da arquidiocese de São Salvador da Bahia.
 
São Roque nasceu em Montpellier, na França, no ano de 1295. Roque foi levado a pia batismal, já nos primeiros dias de vida pelos seus pais, João e Libéria. Sua mãe era uma mulher virtuosa, de muita fé e piedosa, que via naquele bebê, um sinal do amor de Deus. O pequeno Roque teve uma educação primorosa, estudou nos melhores colégios e herdou de sua mãe os mais vivos sentimentos de fé e vida de oração. Quando completou 20 anos, foi duramente provado com a morte repentina dos seus pais. Vendo-se sozinho e com uma herança invejável, sentiu em seu coração um forte 
apelo ao despojamento. Dispôs de todos os seus bens em favor dos necessitados e começou a sua peregrinação cuidando de doentes vítimas de uma epidemia (Peste Negra), na Toscana.

 

—————

Voltar