ARTE, CULTURA E AUTOCONHECIMENTO PARA MELHOR QUALIDADE DE VIDA


EVOLUÇÃO E EXCLUSÃO

03/01/2014 17:43
A possibilidade de evolução do indivíduo, está vinculada ao conhecimento. Esta 
 
afirmativa é bastante contraditória quando pensamos no processo de globalização, onde as 
 
informações deste minuto ficam ultrapassadas no minuto próximo.A dinamização da articulação 
 
do conhecimento força uma discussão minuciosa do processo de exclusão x inclusão de seres 
 
humanos.
 
A preocupação do momento é a inclusão digital, que oportuniza o indivíduo não só 
 
a operar a máquina, mas também a ter acesso a informação e articulação com o mundo. Do 
 
ponto de vista positivo, a globalização aparece como oportunidade de unir povos, instigar o 
 
mercado, fortalecer a educação “à distância” se é que ainda pode-se chamar assim, possibilitar 
 
articulações políticas, valorizar culturas e certamente definir a pós- cultura.Tudo isso vem 
 
atrelado ao contexto desigual do nosso país. Do ponto de vista negativo, a globalização vem 
 
para camuflar uma suposta desintegração das classes sociais resumida no exemplo de que do 
 
nosso gari ao presidente da república todos possuem um celular e falar em rede com o mundo, 
 
forçando uma falsa sensação de que todos somos iguais em direitos e obrigações, o que não é 
 
A articulação do pensamento se dá a partir dos contextos vividos fundamentados 
 
pela informação que recebemos, no entanto, quem recebe tais informações de modo que 
 
possibilite a análise crítica feral relacionada aos temas contemporâneos que bombardeiam o 
 
mundo? Certamente os alunos das escolas públicas brasileiras, não estão nesta lista, imaginemos 
 
então os pobres e miseráveis que habitam os países mais pobres do mundo...Voltando a 
 
premissa inicial, onde afirmamos que a evolução do indivíduo está vinculada ao conhecimento, 
 
concluímos então este raciocínio inicial que só alguns tem a possibilidade de evoluir, pois o 
 
acesso ao conhecimento, mesmo com o advento da globalização está associado ao poder de 
 
compra do indivíduo e conseqüentemente a “ter dinheiro”. Nesta linha de pensamento nos 
 
deparamos , então com outra afirmação: A evolução do indivíduo está vinculada, ao seu poder 
 
econômico! 
 
No entanto para a sociedade evoluir é necessário que os homens evoluam, e faz-se 
 
necessário a existência de políticas públicas e de políticas sociais que estejam interessadas numa 
 
sociedade mais igual, para que a política de educação, não seja perversa e exclua crianças até 
 
da evolução espiritual, se partirmos da nossa primeira afirmação. Para que a política econômica 
 
não fortaleça a divisão de classe e exclua o ser humano de evoluir, se partirmos da nossa 
 
segunda afirmação. Na verdade com o conhecimento e com dinheiro se estala as condições 
 
mais favoráveis para a evolução, no entanto por não estarmos voltados para a evolução moral 
 
e espiritual, quando a conseguimos não conseguimos evoluir, pois o que está em questão é de 
 
que forma, aplicamos o que aprendemos e o que ganhamos e principalmente qual a dimensão 
 
social que damos a este conhecimento adquirido e a esses bens acumulados.Diante destas 
 
controvérsias, é fato que precisamos sair da miséria pessoal para ver o outro, e isto precisa 
 
ser garantido pela cidadania.O ouro será sempre ouro e a informação, o ouro metafórico do 
 
conhecimento e da comunicação humana. E plagiando Pe Brito (que plagiava Cristo): De que 
 
adianta o homem ganhar o mundo i8nteiro se vier a perder a sua alma!
 
Aqui , nos obrigamos , ao desfecho urgente devido a falta de espaço, chamando a 
 
atenção dos leitores para as diversas possibilidades de Inclusão e Exclusão do indivíduo em 
 
cada ação social e política, oportunizando para alguns e tirando o pão de outros. Somos nós os 
 
fomentadores deste processo contínuo, pois tudo que existe de bom e de ruim na sociedade foi 
 
desencadeado por nós, seres humanos, baseado nas nossas crenças e prioridades.

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