ARTE, CULTURA E AUTOCONHECIMENTO PARA MELHOR QUALIDADE DE VIDA


BREVE PERFIL DOS DISTRITOS DE SÃO SEBASTIÃO DO PASSÉ

23/03/2017 19:50

Por Cátia C.S.Garcez

Texto construído para compor o PMC

 

O distrito de Lamarão do Passé criado pelo decreto nº 628, de 1953 está situado na região leste de São Sebastião do Passé, próximo aos municípios de Dias D'Ávila, Simões Filho e Camaçari e ganhou esse nome, devido à existência da Fazenda Lamarão, chamada assim por apresentar um terreno com “muita lama”.   A localidade tem como parceira a Caraíba Metais que se coloca como patrona do Distrito estabelecendo parceria com o poder público municipal no financiamento de construção de escolas e apoio aos projetos da comunidade.

Em Lamarão do Passé existem grupos de capoeira, artesanato, escultura, artes plásticas e algumas manifestações de teatro e dança. Essas últimas, mais voltadas para fins didáticos e que se propaga pela comunidade.

O Distrito de Cinco Rios, nomeado por causa da existência da Usina Cinco Rios (1912-1987) que no auge de funcionamento chegou a produzir 300 mil sacas de açúcar por ano no local. Com o passar dos anos, devido ao grande sucesso da música de Dorival Caymmi “Eu vou pra Maracangalha” (1957), o distrito passou a ser chamado de Maracangalha.  Lá existe uma praça em forma de um violão em homenagem ao referido compositor baiano, apesar dele nunca ter visitado o município e ainda a Capela de Nossa Senhora da Guia construída em 1933.

 A Associação dos Amigos de Maracangalha é a instituição que se apresenta como produtora dos primeiros passos dos projetos locais, a exemplo do Grupo Taboarte que usa a taboa, retirada da lagoa local como matéria prima para confecção do artesanato. A Lira Filarmônica de Maracangalha foi criada no ano de 2002 e na sede acontece a Escola de Música que possibilita a iniciação musical de dezenas de jovens da localidade.  Dentro da estrutura musical da Lira de Maracangalha há também uma Bandinha de Carnaval que anima as festas dentro e fora da comunidade tocando marchas dos antigos carnavais. No ano de 2013 a Lira participou da curta-metragem Alo Boys, dirigido pelo ator Anselmo Vasconcelos e Como prova da notoriedade cultural da entidade musical, a instituição ganhou um micro-doblô do Projeto Criança Esperança no ano de 2014.

O Distrito de Nazaré de Jacuípe, antes chamado de Vila de Jacuípe e depois Nazaré de Jacuípe, assim chamado devido à existência do Engenho de cana-de-açúcar de Nazaré, ganhando o sobrenome de Jacuípe referencia ao rio que atravessa a cidade-sede. A Fanfarra Jacuipense Afrânio Cerqueira (FANJAC) é um dos principais orgulhos culturais do distrito. Lá também acontece o carnaval com blocos de camisas e a festa do Capa Nego. Por último o município é composto pelo Distrito de Banco de Areia que possui um grupo de animação que desenvolve atividades culturais na Rua do Foco localidade próxima e pertencente ao Distrito e duas quadrilhas juninas.

 

 

 

 

—————

Voltar