ARTE, CULTURA E AUTOCONHECIMENTO PARA MELHOR QUALIDADE DE VIDA
AS MÍDIAS E A COMUNICAÇÃO EM SÃO SEBASTIÃO DO PASSÉ
23/03/2017 19:34
Por Cátia C.S.Garcez
As demandas da cultura estão diretamente ligadas às comunicações e é através dos meios da imprensa falada e escrita que se dá o principal registro da história de São Sebastião do Passé nos últimos 30 anos.
A comunicação é representada historicamente por nomes reconhecidos que registrou a nossa história no Novo Som Publicidade do popular “Mundinho do Cinema” com a participação dos radialistas Manoel Firmino, Ramilson Garcia, Chico Split, José Cassiano, e Antônio Carlos Garcez que repassaram as suas experiências para os mais jovens a partir da década de 90. Surgem então os locutores Isidoro Menezes, Sandro Batista, Nilton Cesar, Rol Lima, Dinho Santos, Binho do Reggae e Messias Anderson. Diante desta demanda surge a Rádio Independente FM, consolidando a imprensa livre dentro da cidade.
O ano de 1993, em particular, ganhou vários meios impressos de comunicação: surge a Revista Mídia editada por Girlânio Guirra, o Jornal Tribuna Sebastianense sob a direção de Laurindo Pedro Gomes e o Jornal do Município, produzido pela prefeitura. Vários jornais foram publicados e editados por filhos da terra, mas apenas um resistiu às mazelas da sustentabilidade. Em 1995 surge o Jornal do Povo sob a direção dos Jornalistas Antônio Carlos Gonçalves Garcez e Utamá Sebastião e ainda se apresenta como o mais frequente e confiável meio de comunicação impresso do município. Nos últimos anos há registros da TV INFOR BAHIA exibida na Internet administrada por Marcos Pereira e da emissora de rádio O Radião com o locutor Nilton Cesar, os dois canais emitidos na Internet.
—————