ARTE, CULTURA E AUTOCONHECIMENTO PARA MELHOR QUALIDADE DE VIDA


ABERTURA DA JORNADA PEDAGÓGICA: O INESPERADO PODE ACONTECER!

27/03/2012 16:19

ABERTURA DA JORNADA PEDAGÓGICA: O INESPERADO PODE ACONTECER!

 A gestão pública da Educação em São Sebastião do Passé fechou com chave de ouro o ciclo de jornadas pedagógicas da gestão Tânia Portugal. Logo na entrada da Escola Professora Lindaura Monteiro Câmara, uma comitiva sorridente recebia os participantes com flores e fitinhas com a frase “Você é importante”. Na quadra havia música e show de animação para alegrar a plenária. O cenário arrumado com girassóis preparava o ambiente para a mensagem principal que falava de girassóis e de pessoas para desaguar no tema principal do evento: “Educar para a vida: Uma perspectiva global”.  Tudo perfeito e na plena harmonia se não fosse alguns deslizes causados pelos egos superestimados de algumas pessoas.

·         TROCA DE PAPEIS

A professora Rita Rocha, presidente do Conselho de Educação dá as boas vindas e parabeniza os diretores indicados pela prefeita. Cá com meus botões, fiquei um pouco decepcionada com essa história. Diretores indicados? Plagiando a professora Rocha: Que o meu Deus do meu coração alcance o Deus do coração de todos os conselheiros para nunca mais aceitar que isso aconteça! -Parabéns pelo quê? E o processo democrático? E a consciência crítica e cidadã? Eu hem!

·         SINCERIDADE ABSOLUTA

O vereador Marcelo do PT disse no momento da sua fala, está feliz pela oportunidade causada pelo estado de saúde da Presidenta da Câmara Nilza da Mata que não pode permanecer no evento, garantindo a ele o direito de estar ali. Como diria meus alunos do noturno: O Sistema é bruto e a sinceridade de Marcelo é de dá inveja a qualquer um.

·         DESARTICULAÇÃO EMOCIONAL

O desconforto das representantes do conselho da merenda escolar e da PLB quando convidadas a fazer uso da palavra. Desculpas, gaguejos e a declaração em comum: foram anteriormente avisadas que não teriam direito a fala. “Demorou!”

 

·         OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS

O constrangimento com a extensão da fala da Secretária de Educação insistindo em transformar com voz trêmula, a abertura da jornada em um ato público de despedida. Cansou o povo, deu sono e não convenceu!

 

·         MENINA PRODÍGIO

Como se achasse pouco ainda pediu mais uma vez o direito a fala para homenagear a filha, que por sinal deu provas de grande sensibilidade quando segundo sua mãe já havia afirmado anteriormente referindo-se a prefeita: “Tia Tânia, eu gostava muito mais de você antes de ser prefeita”.  Isso verdadeiramente me sensibilizou, pois faço minha as suas palavras!

 

·         QUERO VER NA PRÁTICA

 A falta de preparo, no mínimo emocional, da palestrante da noite. Exatamente às 21h45min. a pós-doutora iniciou sua palestra e diante da inquietação da planária (depois de duas horas de falácias) irritou-se, foi deselegante e mostrou como é difícil relacionar a teoria e a prática quando se fala do trabalho do professor em sala de aula. Veio coitada, toda preparada, com trechos de música, slides, muita teoria e não levou em consideração o contexto do momento, igualzinho como no decorrer da palestra pediu para que nós pobres e desavisados professores não fizéssemos com nossos alunos. E vamos seguindo a máxima: “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço.”

—————

Voltar