ARTE, CULTURA E AUTOCONHECIMENTO PARA MELHOR QUALIDADE DE VIDA


A importância do escritor Ariano Suassuna para a literatura brasileira

30/03/2016 22:26

Este texto foi premiado com o 3º lugar no 16º Prêmio Nacional Literário Escritor Universitário “Alceu Amoroso Lima” (Trístão de Ataíde) – Prêmio CIEE/Academia Brasileira de Letras-2016

Tema: “Qual a importância do escritor Ariano Suassuna para a literatura brasileira?”.

Raimundo Oliveira é ator e escritor.

 

            Ariano Suassuna é como o rio São Francisco enriquecendo o povo, fazendo com que cada ser que o encontra retire de si o seu bem mais valioso. Como o riso, a alegria, o amor, a vitória, a compreensão. Renascer o povo brasileiro em suas obras é afirmar, dizer: - Corro na mesma direção sempre, mas mudo tudo o que me toca sempre! Igual ao rio São Francisco.

            A sua dramaturgia explica o Brasil e o recria, sensação essa que dá vontade de querer mais. A literatura brasileira ganhou um generoso “investimento” com as obras de Ariano. As gerações atuais e as que virão, vão conhecer a história de “João Grilo e Chicó” em O Auto da Compadecida, os bordões, a forma como foi escrita. Essa sem dúvidas é uma obra literária que não se conhece primeiramente na escola e sim onde ele foi buscar inspiração, nas ruas, na vivência com o povo brasileiro. Suas obras formaram uma herança incalculável para a literatura brasileira em especial a cultura nordestina cheias de qualidades muito bem trabalhadas por ele, envolventes, saudável como água. Um defensor da cultura brasileira pura que tinha a missão de correr os quatro cantos do país para defendê-las tendo amor pela arte, fazendo arte pela arte. Vemos um experiente, sábio, defensor um brasileiro nativo verdadeiramente.

            Pode passar anos e mais anos ele sempre será moderno. Ele deu coragem, força, enredo, e o mais importante sentido aos excluídos dos grandes centros urbanos. Ele fez com que todas essas pessoas se encontrassem em suas obras. Fez com que a maioria das pessoas que nunca tinham visto aqueles ambientes físicos vissem em suas escritas, imaginassem, vivessem em ambientes como aqueles criados e seus personagens. Quem nunca emprestou seu corpo para viver nem que seja por 30 segundos o personagem Chicó, dizendo:- Não sei, só sei que foi assim! Quem ainda pelas ruas viu determinadas pessoas e as comparou com os personagens famosos de Ariano?

            A fonte é inesgotável da poesia ao cordel, do teatro chegando ao cinema, do drama a comédia, do amor ao ódio são os ingredientes aplicados a uma receita popular, mostrando a brasilidade existente, que a base do nosso povo é o próprio povo. Buscando as referências em nós mesmo. Dizer algo e viver o que diz é o mais perto que uma pessoa pode chegar para se tornar referência não só como escritor, mas, também como pessoa. Suas obras são divisores de águas, quanto mais transbordar o tanque, mais pessoas atingirá. Olhar seu semblante agradecendo sua dedicação, saber que sou também o povo de sua inspiração é orgulho!

            Entretanto, Ariano descreve a brasilidade numa simplicidade em seus enredos, nos tornando importantíssimos, a nossa importância começa quando fazemos o nosso semelhante se tornar importante, seja em quaisquer situações. Como a água do São Francisco trazendo boas novas todas as manhãs, uma imensidão de experiência, afirmação, sabedoria, vida eterna na literatura brasileira.

 

 

 

               

—————

Voltar